mic
O rádio digital DAB é o novo meio de transmissão de som. Embora esses novos rádios ainda sejam um pouco mais caros do que aqueles que recebem as transmissões analógicas mais antigas de AM e FM, eles oferecem as melhorias significativas que vêm com o rádio digital DAB.

Vantagens

Possivelmente a vantagem mais importante para o ouvinte é a qualidade de áudio de CD próximo que o DAB pode trazer. Associmento e desvanecimento são agora coisa do passado. Não só a qualidade é melhor, mas quanto mais estações podem ser acomodadas dentro do espaço disponível e isso significa que há um grau muito maior de escolha.
Outra importante facilidade fornecida pelo rádio digital DAB é sua capacidade de dados. Os dados são transmitidos ao lado do áudio principal e isso pode ser exibido em uma tela que muitos conjuntos DAB construíram. Este pode ser o título de uma música sendo transmitida, um resumo da trama para uma peça, até os resultados de esportes minuciosos, ou o que a emissora achar apropriado. Na verdade, algumas estações rolam manchetes de notícias pela tela ou fornecem outras informações gratuitas úteis, incluindo Guias de Programas Eletrônicos.
Não só o sistema traz muitas vantagens para o ouvinte, mas também ajuda a emissora. Níveis de energia mais baixos são necessários para os transmissores. Isso economiza consideravelmente no custo da eletricidade. Isso é particularmente importante para grandes redes nacionais como a BBC e outras. Com transmissores muitas vezes usando 100 kW e mais, os custos para executar esses transmissores são muito altos. Também reduzindo a energia consumida, ajuda o meio ambiente.
Outra vantagem é que o DAB usa o que é chamado de Rede de Frequência Única. Isso significa que todos os transmissores da mesma rede usam a mesma frequência sem interferir uns com os outros. Atualmente uma rede nacional que utiliza vhf FM, por exemplo, tem que usar uma série de frequências para que as transmissões não interfiram. A DAB Digital Radio não precisa disso e o espaço necessário para as transmissões é muito menor. Isso também traz outra vantagem para o ouvinte móvel, pois não há necessidade de reajustar o receptor em outra frequência ao sair da área de cobertura de um transmissor para o próximo.

Tecnologia

A DAB Digital Radio funciona convertendo os sons em um formato digital. Uma vez neste formato, eles podem ser manipulados usando técnicas de processamento de sinal digital para comprimir e manipular o sinal. Além disso, quando o sinal é transmitido técnicas de correção de erros podem ser usadas para garantir que uma vez que os dados que representam os sons são transmitidos, ele é recebido corretamente no receptor.
A compressão sonora utiliza técnicas que estão em conformidade com as normas MPEG. Além disso, a transmissão de rádio usa uma forma de modulação de sinal conhecida como Multiplex da Divisão de Frequência Ortogonal Codificada multiplex ou COFDM. Aqui os dados que representam os sons e os outros dados a serem transmitidos estão espalhados por um grande número de sinais de rádio espaçados próximos.
A interferência multipata resulta quando os sinais são refletidos a partir de objetos como colinas e edifícios e vários sinais do transmissor chegam ao receptor, tudo em momentos ligeiramente diferentes porque eles viajaram por caminhos ligeiramente diferentes e tomaram tempos ligeiramente diferentes para viajar. Para a VHF FM este é um problema particular e muitas vezes resulta em um sinal se tornando distorcido. O rádio digital DAB é capaz de combinar todos os sinais e tornar a recepção geral mais robusta.
Naturalmente, a tecnologia para permitir que tudo isso aconteça torna os receptores de rádio mais complicados. No entanto, as melhorias na tecnologia de circuito integrado nos últimos anos permitiram que as capacidades necessárias fossem incorporadas em um rádio por um custo razoável. Espera-se também que caia ainda mais à medida que o DAB se torne mais bem estabelecido.

Resumo

Dab Digital Radio é uma grande melhoria em relação às transmissões analógicas que são transmitidas. Oferecendo a possibilidade de áudio de melhor qualidade, dados de acompanhamento, ajuste de botão e sem necessidade de re tuner quando se desloca de uma área Ao oferecer todas essas facilidades, ele define o rádio digital DAB em posição de assumir como a nova forma de transmissão para o século XXI.
Category
Tags

Comments are closed